Conhecendo o Tmux

Tmux é uma aplicação que é baseada em sessões. Isto é, quando você o executa ele abre uma nova sessão. Em cada sessão pode haver vários terminais, porque o Tmux trabalha como um multiplicador de terminais.

Para começar a usar o Tmux, vamos inicialmente instala-lo, para realizar esse processo de instalação é bem simples basta que siga com o processo referente ao seu gerenciador de pacote:

sudo apt-get install tmux

sudo yum install tmux

brew install tmux

Com o programa instalado, execute o comando ˜tmux -V˜ para verificar se ele foi devidamente instalado e qual a sua versão.

Primeiros Passos com Tmux

Para abrir uma nova sessão basta utilizarmos o comando:

tmux new

Uma vez que iniciamos a sessão, notaremos uma barra verde no fundo, observe:

tmux1

Esta barra indica a sessão ativa e que estamos usando o Tmux. Assim como com uma screen, podemos nomear as sessões para facilitar a sua identificação. Para fazer isto, utilizamos o seguinte comando:

tmux new -s [nome]

Para finalizar uma sessão, precisamos digitar o seguinte comando:

exit

A utilidade mais importante do Tmux é que permite diferentes instâncias de terminais em uma única janela, permitindo acessá-las de forma rápida e fácil pelo teclado.

tmux2

Controlando o Tmux

Para trabalhar com Tmux precisamos ter em mente que para execução de seus comandos precisamos antes entender os seus prefixos, por padrão o prefixo é o CTRL+B. Então o caminho certo para estruturar um comando Tmux é: 

<prefixo> + Comando.

Ou seja, temos que pressionar as teclas CTRL + B e depois o comando. Por exemplo, para criar uma nova sessão, o comando seria C. Portanto, para criar uma nova sessão, precisamos pressionar CTRL + B e depois C.

Alguns Comandos Para Ajudar

Existe algumas dicas úteis para quando estamos trabalhando com o Tmux, a principal é para quando precisamos fazer o detach da sessão. Então, primeiro apertamos CTRL+B e em seguida o D. Vamos ver que teremos a próxima mensagem no terminal:

[detached (from session nome_da_sessao)]

Agora precisamos voltar para nossa sessão attach. Para fazer isto, utilizamos o seguinte comando:

tmux attach -t [nome_da_sessao]

Se você já tiver várias sessões podemos listar as ativas no tmux com o seguinte comando:

tmux ls 

Teremos um retorno semelhante ao da imagem abaixo:

tmux3

É possível fazer várias sessões com o comando C. Para navegar entre elas então vamos usar o número identificador. Por exemplo, a primeira sessão que criamos do terminal regular seria 0. Se nós criarmos outra sessão ela corresponderá ao número 1.

CTRL+B, 1

Nós podemos ver a sessão atual na barra verde na parte inferior da janela.

Gerenciando Painéis e telas

Com o Tmux temos a liberdades de dividir a tela do shell, chamado de paineis, tanto horizontalmente como verticalmente. Aumentando os paineis permitindo trabalhar em várias situações ao mesmo tempo, vamos ver então alguns dos principais comandos para trabalhar de forma otimizada com paineis:

  • Nova Janela: <prefix>+c
  • Próxima Janela: <prefix>+n
  • Listar todas as janelas: <prefix>+w
  • Renomear uma janela: <prefix>+,
  • Dividir painel na vertical: <prefix>+%
  • Dividir painel na horizontal: <prefix>+“
  • Eliminar o painel: <prefix>+x
  • Mostrar número do painel: <prefix>+q
  • Alternar entre painéis: `+Setas do teclado

Bom, espero que tenham curtido e que utilizem o tmux cada vez mais para otimizar a produtividade !

Comentários