Configurar o NodeJs no WSL

Um guia para instalação do node.js configurado no subsistema do Windows para Linux (WSL).

Existem diversas formas de realizarmos uma instalação do node.js no linux, porém é interessante que utilizemos um gerenciador de versão, dessa forma poderemos atualiza-lo de forma muito mais rápida e prática. Nesse caso será utilizado o indicado pela Microsoft, instalaremos o nvm e a partir dele será feito a instalação.

Primeiramente, certifique de que tenha o curl instalado na sua distro WSL, feito isso instale o NVM, com o seguinte comando:

curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.35.2/install.sh | bash

Instalado o NVM, será necessário fechar e abrir novamente o seu terminal, para que o mesmo seja atualizado e possamos seguir com a configuração do node.js. Iniciado o terminal, execute o comando abaixo para verificar as versões instaladas

nvm ls

Nesse ponto você pode optar entre a instalação de dois tipos de versões, a versão mais recente ou a versão mais estável, dessa forma os comandos são os listados abaixo respectivamente:

nvm install node
nvm install --lts

Agora você deve ver a versão que acabou de instalar listada utilizando o comando nvm ls. Para alterar a versão do node. js que você deseja usar para um projeto, crie um novo diretório, em seguida, digite nvm use node para alternar para a versão atual ou nvm use --lts para alternar para a versão LTS.

Comentários