AWS Certified Solutions Architect – Associate

No dia 1 de Novembro me tornei um arquiteto de soluções certificado, certificação essa que reune diversos tópicos sobre soluções focado em produtos AWS.

A SAA-CO2 foi de longe umas das provas mais desafiadoras que ja fiz, trabalho com a nuvem da AWS desde março de 2020 e sempre tive vontade de me aprofundar em seus produtos e foi quando entrei na Dock que pude a partir dai comecar a aprender, estudar e gerenciar os servicos.

A maior barreira referente aos estudos eram quando tinha que estudar alguns serviços que a empresa não utilizava no dia a dia, como o Kinesis, serviços voltados a AD e Windows e alguns outros serviços como AWS Glue, AWS X-ray, AWS OpsWorks, AWS Elastic Beanstalk.

Utilizei a Udemy como plataforma de estudo e foi com o curso do professor Stéphane Maarek que me ajudou muito pois o curso possui varias aulas que são constantemente atualizadas e com um nível de detalhes surpreendente.

Comprei e agendei minha prova em Julho e acho que esses três meses foram mais que o sulficiente para realização do exame, aproveitei o voucher de 50% oferecido pela Amazon como incentivo atraves do Solutions Architect Challenge pagando penas $75.

Na época não existia a prova em português e devido a todo o material de estudo ser em inglês preferi manter dessa forma, próximo a reta final da prova, por volta de 2 semanas antes, comecei a realizar apenas simulados e a partir dai revisar os pontos de maior dificuldade.

Utilizei como base dois cursos de simulados, todos no padrao da prova, 65 questoes e 130 min foram eles o feito por Stéphane e os simulados disponiveis na plataforma Cloud Academy.

Minha dica para realização dessa prova é, estudem mas não se apeguem a todos os detalhes de todos os serviços, aprenda de fato como funciona o core services. Não precisa enfiar a cara em todos os white papers e decorar pois o que vai lhe ajudar na prova é ler e compreender as questões e para isso você precisa compreender muito bem como funciona o AWS Well-Architected.

Estudem o material e realizem quantos simulados puderem, entenda a explicação do porque de cada resposta e com certeza teremos uma boa pontuação.

Comentários