AWS Certified Developer – Associate

No dia 13 de Abril me certifiquei como Developer Associate, certificação essa que reune diversos tópicos sobre desenvolver soluções e integrações através de produtos da AWS.

A DVA-C01 foi de longe umas das provas mais legais de se estudar, acredito que apesar do nome, ela não é uma certificação voltada apenas a desenvolvedores, trazendo para a prova muitos conceitos referente a integração continua, observabilidade e serverless.

A maior barreira referente aos estudos eram quando tinha que estudar alguns topicos voltado a camada mais baixa de comunicação com a AWS e identificar quais API Calls seriam correspondente para o cenario proposto, sobre os demais conteúdos, é muito importante focar bem na integração de API Gateway e Lambda, SQS, Elastic Beanstalk, AWS X-RAY, DynamoDB e IAM.

Utilizei a Udemy novamente e por ter gostado muito do Stéphane Maarek quando estava estudando para a Solutions Arquitetech, segui com o material disponibilizado por ele, como sempre trazendo um nível de detalhes e praticas que ajudam a trazer visão para os cenários e como eles funcionam.

Para poder participar do programa de certificação da empresa tive que comprar e agendar a minha prova em Março, tive um mês de estudo focado para a prova, como vim de um ritimo de estudo para a de arquiteto, achei tranquilo o prazo. Aproveitei o voucher de 50% oferecido pela Amazon como incentivo por ter passado na Solutions Architect pagando penas $75.

Lembrando para os que pretendem realizar a prova esse ano, a AWS esta dando 50% off para a Developer e Architect Associate basta solicitar através do link.

Mantive a prova em inglês por conta do material de estudo, e para não pegar possíveis erros de tradução, utilizei a acomodação de 30 minutos extras por não ter o inglês como minha lingua principal, próximo a reta final da prova, por volta de 1 semana antes, comecei a realizar apenas simulados e a partir dai revisar os pontos de maior dificuldade.

Utilizei como base dois cursos de simulados, todos no padrão da prova, 65 questoes e 130 min foram eles o feito por Stéphane e os simulados do Tutorials Dojo também na Udemy.

Minha dica para realização dessa prova é, estudem mas não se apeguem a todos os detalhes de todos os serviços, aprenda de fato sobre o princípio de aplicações Serverless. Não precisa enfiar a cara em todos os white papers e decorar todas as chamadas de API, pois o que vai lhe ajudar na prova é ler muito as questões.

Estudem o material e realizem quantos simulados puderem, entenda a explicação do porque de cada resposta e com certeza teremos uma boa pontuação.

Comentários